Intolerância À Lactose – Da Definição Ao Tratamento

A lactose é um carboidrato que é encontrado no leite e derivados e é importante fonte nutricional para os seres humanos, sobretudo na infância. Sabemos que o leite e seus derivados são importantes componentes da nossa dieta, estando presentes desde os alimentos mais comuns, como iogurtes, sorvetes, doces, bolos até em sítios menos aparentes, como na composição de comprimidos que ingerimos.
A intolerância à lactose é caracterizada pela redução da produção da enzima lactase pelas células do nosso intestino delgado, seja por falha genética ( causa primária), seja de forma secundária a outras doenças que podem acometer a superfície do nosso intestino delgado. Ela pode coexistir com outras doenças que acometem nosso intestino, como doença inflamatória intestinal, supercrescimento bacteriano e síndrome do intestino irritável, exacerbando os sintomas dessas patologias.
Quando não conseguimos digerir a lactose, ela é fermentada por nossa flora bacteriana levando a sintomas, como distensão e dor abdominal, sensação de gases e diarreia. A intensidade dos sintomas depende de fatores como a carga de lactose ingerida no alimento e o grau de sensibilidade visceral do paciente.
Para realizar o diagnóstico dessa patologia podemos realizar testes genéticos, testes respiratórios e teste séricos com dosagem no sangue dos níveis de glicemia após ingestão de carga de lactose. Estes exames devem ser solicitados e interpretados por um médico após ouvir a história clínica do paciente.
Nos casos de intolerância à lactose de causa primária, o tratamento é a restrição de lactose e a utilização de leite e derivados sem lactose. Pode-se utilizar a enzima lactase exógena ( hoje amplamente disponível e com várias formulações). É importante lembrar que nem todos os alimentos que contêm leite têm a mesma quantidade de lactose e que a intensidade dos sintomas pode variar conforme o alimento ingerido. Assim, o acompanhamento nutricional faz-se fundamental para o sucesso terapêutico, assim como o tratamento de outras doenças coexistentes do intestino.

Autora: Dra. Olivia Duarte Castro Alves
CRM-CE 19957/ RQE 15140/ 15733
- Residência médica em gastroenterologia e endoscopia digestiva pelo Hospital Das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP.
- Especialização em motilidade digestiva.
- Membro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.
- Título de Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia.