Manometria e phmetria esofágicas … o que você precisa saber sobre esses exames
Esses são exames complementares utilizados para a investigação de algumas doenças do trato gastrointestinal, especialmente relacionadas ao esôfago e ao estômago!
O esôfago é o órgão que leva o alimento da orofaringe após engolirmos até o estômago.
Ele é formado por um tipo de músculo, cujo funcionamento independe do controle da nossa vontade. Quando esse músculo ou sua inervação não são adequados, o paciente pode apresentar queixas como estalos, dificuldade de engolir, dor e perda de peso.
O diagnóstico preciso dessas afecções leva a um tratamento mais precoce e acurado, que pode ser medicamentoso, endoscópico ou cirúrgico, restaurando assim a qualidade de vida do paciente!
A manometria é um exame feito com equipamento moderno e sob anestesia local. É utilizada para verificar o funcionamento adequado dos músculos do esôfago e para avaliar a continência da junção do esôfago com o estômago. Ela é necessária para a realização do exame de phmetria.
A phmetria de 24 horas por sua vez é um exame que serve para diagnosticar o refluxo ácido patológico em casos selecionados! Consiste no posicionamento de uma sonda bem fina e acoplamento num dispositivo, o qual permanece com o paciente por 24 horas e depois é retirado na clínica. É válido ressaltar que este também é um exame indolor, feito com anestesia local e durante sua execução o paciente pode alimentar-se normalmente.
Autora: Dra. Olivia Duarte Castro Alves
CRM-CE 19957/ RQE 15140/ 15733
- Residência médica em gastroenterologia e endoscopia digestiva pelo Hospital Das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP.
- Especialização em motilidade digestiva.
- Membro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.
- Título de Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia.
Autor: Dr. Janedson Baima Bezerra Filho
- Gastroenterologista
- Hepatologista
- Endoscopia, Colonoscopia, Manometria e PHmetria esofágica