Você sabe o que é Doença Celíaca?
A Doença Celíaca é uma condição imunomediada que ocorre quando o organismo reage ao glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, cevada e centeio. A reação provoca inflamação e atrofia da mucosa que reveste o intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes e vitaminas.
Os sintomas mais comuns são: diarreia, dor abdominal, perda de peso, desnutrição e anemia. Mas também podem ocorrer queda de cabelo, unhas enfraquecidas e outras reações na pele, atraso no crescimento em crianças e distúrbios menstruais em mulheres jovens.
O diagnóstico é feito pelo médico Gastroenterologista através de exames de sangue e de endoscopia com biópsias do intestino delgado.
O tratamento consiste na dieta sem glúten, que deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida, pois a doença não tem cura. É importante o acompanhamento multidisciplinar com nutricionista e psicólogo, para melhor adesão ao tratamento.
Quando não tratada adequadamente, a Doença Celíaca pode levar a complicações como osteoporose, doenças do fígado e do trato biliar, esterilidade, linfomas, depressão, ansiedade e neuropatia periférica.
Parentes de primeiro grau dos pacientes acometidos também devem fazer investigação diagnóstica mesmo sem apresentarem sintomas. Quanto mais cedo for o diagnóstico e o início do tratamento, menor a chance de complicações.
Autora: Dra. Juliana Custódio Lima
CRM 9469
- Residência Médica em Gastroenterologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Residência Médica em Endoscopia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Médica assistente do Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)
- Membro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva
- Mestrado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)